Energias Renováveis

Um passo ousado em direção a um futuro de energia limpa

Não são novidade os danos ambientais que o planeta tem sofrido. Uma das fontes do problema é o uso exacerbado de energias fosseis, tornando-se imperativo dar um passo definitivo rumo à mudança para as energias renováveis.

Posted on / by Patricia Coelho / in Energias Renováveis

Um passo ousado em direção a um futuro de energia limpa

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a indústria das energias renováveis chegou a um ponto de inflexão, isto significa que custa o mesmo, ou até menos, que as indústrias de fontes poluentes. E segundo a Organização Mundial do Trabalho, a indústria das energias renováveis já gera mais empregos do que as energias fósseis – combustíveis poluentes, como petróleo e o carvão. Para isso contribuiu a consciencialização sobre os males dos combustíveis fosseis, e consequentemente a tendência da população a distanciar-se dos mesmos.

Esta consciencialização da sociedade sobre as temáticas do ambiente, fez com que os governos mudassem os planos energéticos de futuro. O potencial das indústrias de energia renovável é abundante em vantagens para os governos, para a população e para o planeta. Os incentivos governamentais na mudança de políticas públicas e os avanços tecnológicos, tornaram as fontes de energia limpa e renovável mais apelativas para as empresas e paras as pessoas. As centrais solares fotovoltaicas e a energia eólica, são exemplos que contribuem para a redução dos custos, um incentivo à inovação e à criação de empregos.

 

O potencial das indústrias de energia renovável é abundante em vantagens para os governos, para a população e para o planeta.

Por mais futurista que este cenário pareça, a realidade concreta é a de que a indústria de energia renovável proporciona novos empregos, desenvolvendo o setor económico de energia sustentável de alto desempenho. Os incentivos dos governos e a introdução de políticas obrigatórias, podem contribuir para a redução dos custos das pesquisas. A facilidade de acesso ao mercado permitirá a muitos jovens investigadores, empresas e start-ups criem novas tecnologias para o mundo, resultando numa maior quantidade de oferta de energia.

A energia renovável é um dos caminhos para o desenvolvimento económico. Estes centros de transformação global são o garante da sustentabilidade e da renovação dos recursos. Para além de reduzir a dependência das fontes poluentes, garantem a sustentabilidade e a renovação dos recursos, e em última análise os benefícios para a sociedade irão resultar numa melhor qualidade de vida.

 

Leave a Reply