Sustentabilidade da Mobilidade

Futuro elétrico rumo a um planeta mais limpo

No meio do nosso dia-a-dia, nada melhor do que ter um carro que nos acompanhe da melhor forma. Que tal abraçar um carro que ajuda o planeta e é amigo do ambiente?

As preocupações com o meio ambiente já atravessam todas as partes da nossa vida, seja dentro de casa, quando viajamos ou quando estamos a conduzir o nosso carro.

Atualmente, as marcas de carros têm vindo a dedicar-se a desenvolver carros elétricos e híbridos plug-in de forma a responder a uma mudança do setor graças às preocupações ambientais que se têm feito sentir. Mas afinal que diferenças têm estes automóveis e de que forma são amigos do ambiente?

O carro elétrico é alimentado por energia elétrica que, por sua vez, é armazenada em baterias. O seu motor elétrico reduz a necessidade de manutenção mecânica e reduz ainda as emissões de CO2 enquanto conduz.

No que diz respeito aos consumos, os veículos elétricos também garantem uma maior poupança, uma vez que o abastecimento é feito a eletricidade que, por sua vez, é mais barata do que a gasolina ou gasóleo.

De acordo com um estudo realizado pela União Europeia, o veículo elétrico utiliza apenas dois terços da energia de um carro convencional. Para além disso, os carros elétricos são mais silenciosos e, à semelhança dos híbridos plug-in, estão isentos do pagamento do Imposto Único de Circulação e do Imposto sobre Veículos.

A história tem-nos vindo a mostrar que precisamos de tomar medidas para um planeta mais limpo. O caminho para um futuro mais limpo é elétrico.

Falando em veículos híbridos plug-in, estes agradam aos dois mundos: têm motorização elétrica e convencional. Isto significa que podem funcionar de forma independente ou complementar, tendo um motor elétrico ótimo para circular em ambiente urbano e um motor convencional que lhe garante uma viagem sem paragens.

Os veículos híbridos plug-in têm maior autonomia elétrica do que um híbrido sem plug-in e, se funcionar com o motor elétrico, não emite CO2. Esta versatilidade permite circular em modo elétrico para poupar no consumo e no desgaste do veículo, tendo ainda o modo convencional como salvaguarda para quando não tem disponibilidade para se ajustar à localização dos carregadores.

Optar por um veículo híbrido plug-in requer alguma disciplina. É importante que não deixe a preguiça vencer e acabe por não ligar o carro à corrente, acabando por gastar desnecessariamente combustível fóssil.

Mais do que saber as características diferenciadores entre estes dois tipos de carro, é importante perceber qual delas é a mais amiga do ambiente.

Ao optar por um veículo elétrico vai estar a tomar uma decisão sustentável e ecológica, uma vez que este tipo de carros utiliza exclusivamente energia elétrica, sem emissões de dióxido de carbono. Este fator pode meter os carros elétricos à frente da corrida contra os veículos híbridos plug-in.

Fonte: Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E)

0
%
Redução CO2 face a gasóleo
0
%
Redução CO2 face a gasolina
0
%
Mais económicos
0
X
Mais sustentáveis