PARCERIA ESTRATÉGICA COM A FARASIS

Mobilidade neutra em CO2

A Mercedes-Benz deu mais um importante passo no seu trajeto rumo a uma mobilidade neutra em CO2 ao estabelecer uma parceria de longo prazo com a empresa chinesa Farasis Energy (Ganzhou) Co., Ltd., fabricante de células de bateria.

A operação representa mais um passo importante da marca germânica rumo ao objetivo da neutralidade carbónica traçado pela iniciativa “Ambition2039”. Os elementos chave do acordo incluem o desenvolvimento e a industrialização de tecnologias de células extremamente avançadas, acompanhados pelos ambiciosos objetivos de baixos custos de produção.

A tecnologia utilizada irá consistir, principalmente, no aumento significativo da autonomia, através dos avanços na densidade de armazenamento de energia e na redução dos tempos de carregamento. O contrato irá permitir obter uma fonte segura de fornecimento de células de bateria para a estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz e, ao mesmo tempo, proporcionar segurança à Farasis para a construção da sua capacidade de produção planeada.

E para satisfazer a crescente necessidade por parte das fábricas alemãs da Mercedes-Benz no futuro, a Farasis irá construir uma unidade de células de bateria em Bitterfeld-Wolfen, criando até 2.000 novos postos de trabalho. As instalações na Alemanha oriental foram concebidas desde o início como uma fábrica neutra em carbono. Com esta parceria estratégica, a Mercedes-Benz aumenta o seu leque de atividades sustentáveis e reforça a atual parceria de negócios com o fornecedor de células de baterias ao adquirir uma participação acionista de cerca de 3%.

para satisfazer a crescente necessidade por parte das fábricas alemãs da Mercedes-Benz no futuro, a Farasis irá construir uma unidade de células de bateria em Bitterfeld-Wolfen, criando até 2.000 novos postos de trabalho.

A Mercedes-Benz e a Farasis já tinham chegado a acordo para uma parceria de sustentabilidade no verão de 2019. O primeiro resultado foi a produção de células de baterias com eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis, como a hidroelétrica, eólica e solar. A futura geração dos veículos da marca EQ, incluindo a limousine de luxo EQS, será parcialmente equipada com células de bateria neutras em carbono.

O investimento da Daimler Greater China no fabricante de células de baterias está a impulsionar, ativamente, o desenvolvimento de uma tecnologia fundamental para a mobilidade elétrica e a sua industrialização. Na China, o fornecedor de células de baterias construiu uma fábrica em Zhenjiang que será neutra em carbono. E está prevista a construção de uma fábrica em Bitterfeld-Wolfen, na Alemanha oriental, que será neutra em carbono desde o início. Posteriormente, será erguida uma fábrica adicional nos EUA. No futuro, a rede global de produção de baterias será constituída por nove fábricas, situadas em sete localidades de três continentes.

No âmbito da estratégia “Electric first”, a Mercedes-Benz está a proceder à eletrificação de todas as variantes de modelos e tipos de veículos. Em menos de 20 anos, a nova frota de modelos da marca alemã será neutra em carbono e, até 2030, a empresa tem o objetivo de assegurar que mais de 50% das vendas dos seus veículos ligeiros de passageiros correspondam quer a modelos híbridos plug-in quer a modelos totalmente elétricos.

Registe-se e receba informações exclusivas sobre o novo EQC