Sustentabilidade de Mobilidade

O destino é uma cidade saudável

Temos vindo a caminhar para uma vida sustentável, mas nem sempre o caminho é fácil. Com as novas mobilidades com foco em cidades saudáveis o caminho vai ser feito com menos obstáculos e com mais resultados.

Abraçar uma vida mais sustentável tem vindo a ganhar, ao longo dos tempos, ainda mais destaque em várias políticas mundiais e não fica por aqui. Ao longo das próximas décadas vai continuar a assistir a este crescimento, principalmente em políticas que estejam viradas para a mobilidade urbana. A Área Metropolitana de Lisboa realizou um estudo que afirma que “a mobilidade urbana está incluída no quadro do movimento «Cidades Saudáveis»”, mas será que esta mobilidade contribui para cidades saudáveis?

Optar por andar a pé ou de bicicleta são as alternativas mais sustentáveis e económicas, mas nem sempre é possível atravessar uma cidade dessa forma. Como tal, é importante encontrar outros métodos igualmente sustentáveis, mas que facilitem a chegada ao seu destino.

Com os Planos de Mobilidade Sustentável, são várias as cidades que procuram fornecer infraestruturas capazes de responder às necessidades das pessoas e aos desafios apresentados aos municípios. Assim, já foi criado um autocarro urbano totalmente elétrico, isento de emissões, que, com a sua eficiência energética, estabelece novas referências.

Incentivar a práticas mais sustentáveis é um dos desafios das cidades, mas será que para isso temos de largar transportes e andar sempre a pé ou de bicicleta? Não! O caminho para uma cidade saudável está repleto de inovações com vantagens importantes para o planeta.

Este autocarro vem ajudar a responder às necessidades que os cidadãos têm de adotar medidas mais sustentáveis, uma vez que com ele vai conseguir chegar a qualquer lugar, garantindo que está a preservar o planeta.
O autocarro urbano totalmente elétrico inclui baterias revolucionárias de estado sólido com uma densidade enérgica elevada que serve para salientar a sustentabilidade do mesmo e mostra que o autocarro está pronto para uma cidade ainda mais amiga do ambiente.

Dos autocarros elétricos aos carros elétricos, também os municípios se tiveram de adaptar para responder da melhor forma a esta realidade mais sustentável. Assim, e uma vez que os carros elétricos precisam de locais para serem carregados, existem 3 formas de o fazer: em casa com tomada doméstica, através de uma wallbox em casa, ou na rua em posto de carregamento.

Em Portugal, a rede pública para carregar carros elétricos conta com mais de 1250 pontos de carregamento, existindo, pelo menos, nove municípios com medidas positivas para quem tem carros elétricos, como: Guimarães, Lisboa, Setúbal, Oeiras, Loures, Beja, Porto, Mirandela e Funchal.

Investir na mobilidade sustentável não é apenas melhorar a vida de quem quer adotar soluções amigas do ambiente. A mobilidade sustentável vai melhorar acessos, serviços, mercado de trabalho e pontos turísticos, tornando as cidades um lugar melhor para visitar e viver.

0
%
Emissões de CO2 são de transportes
0
Data para redução de 20% das emissões
0
%
Autocarros públicos holandeses elétricos
0
$
poupança média/ciclo vida autocarro elétrico