Plástico

O futuro é hoje: Planeta ou Plástico?

Nunca foi tão importante falar sobre plástico biodegradável. Uma economia sustentável com base na preservação do meio ambiente.

Posted on / by Patricia Coelho / in Plástico

O futuro é hoje: Planeta ou Plástico?

O planeta conta na atualidade com mais de 5 mil milhões de toneladas de plástico, muitas delas transformadas em montanhas de lixo na terra e nos oceanos, devido à constante utilização por parte da sociedade. O perigo da produção desenfreada deste material de lento processo de degradação, é um assunto urgente, pois traz consequências nefastas tanto nos oceanos – principal depositório dos resíduos plásticos – como para atividade económica, atrapalhando os transportes marítimos, um dos eixos estruturantes da atividade económica mundial.

A consciencialização coletiva sobre o uso de materiais de plástico é uma demanda do século XXI. Fazer a ponte entre a ciência e as aplicações industriais, simplificando a introdução das inovações nas unidades fabris e no mercado. Tecnologias inovadoras que permitam produzir plástico biodegradável.

No apelo da preservação ambiental, é fundamental alertar para os benefícios que o plástico biodegradável pode trazer.

O plástico biodegradável deriva de matéria-primas de fontes renováveis, ou seja, a sua decomposição é completa e mais rápida, o que contribui para a menor acumulação de lixo no planeta.

Infelizmente os plásticos biodegradáveis ainda não apresentam a versatilidade do plástico comum e o seu preço ainda é elevado. Apenas 2% dos resíduos de plástico são reutilizáveis, é necessário fazermos a nossa parte, reciclando, reutilizando e diminuindo o uso dos plásticos no nosso quotidiano.

Ainda assim, há bons exemplos de aplicações na reciclagem do plástico. No Uganda, um grupo de empreendedores recicla o desperdício do plástico em blocos semelhantes a tijolos que são posteriormente utilizados para construir escolas, um bom exemplo que faz do material plástico pequenos tesouros para estas comunidades. Uma iniciativa que tem o processo de reciclagem como o centro do seu empreendimento, que ajuda o meio ambiente e contribui com postos de trabalho.

O futuro do plástico anda de braço dado com o futuro da humanidade. As empresas terão que viabilizar o plástico biodegradável no mercado, com o objetivo de vivermos um pouco mais em harmonia com o nosso meio ambiente.

 

Leave a Reply