Conservação dos Oceanos

Vozes do azul

Num encontro entre dois amigos do oceano, Garrett McNamara conhece mais um exemplo de um impulsionador da mudança que apela à emergência da conservação dos oceanos.

Após mais de 10 anos a mergulhar pelos oceanos, João Rodrigues, biólogo marinho e fotojornalista especializado na conservação dos oceanos, revela numa conversa com Garrett McNamara quais são os principais desafios quanto à conservação dos oceanos. Com a praia de Guincho como pano de fundo, João Rodrigues alerta para o impacto que os resíduos de plástico têm na vida marinha, bem como a sobre-exploração de espécies pode afetar decisivamente os ecossistemas. Sendo o ambiente subaquático um mundo silencioso, o fotojornalista pretende ser a voz do oceano ao chamar a atenção para a urgência da preservação destes vitais ecossistemas. Para além do aumento da temperatura do mar, dos macroplásticos e das redes dos pescadores, alterar o comportamento das pessoas, através da sensibilização e campanhas que alertem para o que está em causa na conservação dos oceanos é um ponto-chave, avisa João Rodrigues. Optar por produtos seguros para a vida marinha, isto é, que não impliquem a morte de outras espécies como dano colateral, é um exemplo dos comportamentos que devem ser incutidos na comunidade. Todos temos um papel determinante no futuro dos oceanos e as escolhas que fazemos têm um impacto profundo no meio ambiente.

João Rodrigues | Biólogo, fotógrafo e um eterno apaixonado pelo oceano

Missão: Salvar o planeta

Biólogo de formação, João Rodrigues é um fotojornalista especializado na história e conservação da natureza que procura, através da fotografia, dar a conhecer perspetivas únicas dos cenários com que se depara no mundo subaquático. Há mais de uma década a estudar e explorar ambientes marinhos, João Rodrigues é um colaborador da National Geographic e acredita que a fotografia é uma poderosa ferramenta para a divulgação dos problemas da conservação dos oceanos. Atualmente está a trabalhar em projetos que visam a promoção da herança subaquática portuguesa, como é exemplo o livro e documentário “Cavalos de Guerra”, um filme de luta pela conservação e preservação dos cavalos-marinhos da Ria Formosa, no Algarve.

O valor da sustentabilidade

A emergência da conservação dos oceanos

S.O.S Oceanos – A preservação da vida marinha no centro do debate que não pode existir apenas entre quem os “vive” de perto.

Quando descartamos, por exemplo, um saco de plástico, não pensamos no destino que esse objeto poluente pode ter. O uso de plástico descartável pode ser visto sempre que vamos a uma praia. Todos os anos entram no oceano entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas de plástico. Ao sujarmos o oceano com plástico, provocamos um grave dano aos animais marinhos, eles entrelaçam–se nas maiores peças e confundem os pedaços mais pequenos com comida. Os problemas causados por resíduos de plástico não se ficam por aqui, pois ao não evitarmos a entrada de plástico nos oceanos estamos a contribuir para a degradação dos habitat naturais. O lixo marinho causa também perdas económicas a setores e comunidades dependentes do mar. Apenas 5% das embalagens de plástico permanece na economia, sendo o restante descartado, o que evidencia uma maior necessidade de reciclagem e reutilização destes materiais.

O plástico – macro ou micro – é o principal flagelo a afetar os nossos oceanos e a solução terá de passar pela alteração de hábitos de consumo

A ciência e as aplicações industriais devem ser usadas para proveito do nosso planeta, com o incentivo à produção de plástico biodegradável, por exemplo, pois estas matérias-primas derivam de fontes renováveis. E hábitos como a não utilização de objetos de plástico de uso único, como cotonetes ou palhinhas, podem ter um impacto relevante na criação de rotinas diárias sustentáveis. Uma economia sustentável com base na preservação do meio ambiente e o “fim” dos resíduos de plástico, apresentam-se como um dos maiores desafios face ao nível de poluição atual.

Conversas EQ: Conservação dos Oceanos

Na rota da sustentabilidade, Garrett McNamara procura saber mais sobre a preservação dos oceanos ao conhecer na primeira pessoa histórias do mundo subaquático. Ao mergulhar nesta temática, o surfista de ondas grandes dá-nos a conhecer alguns dos problemas que os oceanos enfrentam na atualidade.